1º Dia na Suécia (a TAP perda da mala de viagem)

quinta-feira, setembro 03, 2009

São 4h58 da amanhã (hora sueca) acordei à 1h e simplesmente não consigo dormir os episódios do dia de ontem ainda estão bem presentes na minha mente.
Para quem não sabe estou sem mala de viagem, estou sem nada quando digo nada falo a serio porque não tenho nenhuma peça de roupa só a que trouxe no corpo e 2 pijamas, o resto ninguém sabe deles, não tenho remédios, não tenho as minhas coisas da tese, não tenho produtos de higiene.. enfim… não me quero demorar nessas considerações e convém não estragar o computador com as lágrimas que começo a deitar, por isso, vou contar-vos um pouco do meu dia:
Fiz check-in em Portugal por volta das 7:40 e embarquei as 8:40, a viagem correu bem e o almoço foi porreiro.
Os problemas começaram quando aterrei e esperei a minha mala e ela nada, corri até a um funcionário do aeroporto que estava naquele local a perguntar se as malas do meu voo só passavam ali, o senhor disse que sim e eu disse que não encontrava a minha mala, entretanto as malas foram desaparecendo e eu fiquei sozinha e sem mala... Fui com o funcionário fazer a ocorrência, dei o meu contacto do telemóvel com roaming e avisei que estava em Linkoping , ele disse que quando a mala aparecesse ma mandavam para cá se eu sabia a morada, mas como não sabia a morada do meu alojamento pedi para me contactarem via telemóvel. Deram-me o número da ocorrência e um número de telefone para ligar caso fosse preciso…
Segui viagem até à estação de comboios e tentei mudar o meu comboio para outro mais cedo mas disseram que não era possível e que por isso, tinha que aguardar, liguei o computador e entrei em redes nada seguras para falar com a minha família, falei com eles e pedi para pressionar a TAP em busca de respostas, mas apesar dele ter ido lá ontem à noite e dos constantes telefonemas ainda não temos nenhuma resposta deles.
Para encontrar a gare do comboio foi muito complicado porque estava tudo em sueco e não entendia os critérios, mas lá dei com o comboio e cheguei a Linkoping às 19h, à minha espera tinha a Dulce e o Gau (um colega e amigo dela), fomos a correr até ao bus e viemos até Ryd (bairro universitário), mas quando eu digo bairro é mesmo bairro porque tem lojas, cresce, escolas primarias, jardins, lavandarias e é enorme… vocês não tem noção é do tamanho da malagueira… só com estudantes universitários da Universidade de Linkoping. Ao entrar neste bairro vimos uma imensidão de novas culturas, cores de pele, hábitos e pessoas, há gente de todo o lado, para terem uma ideia ontem conheci 4 pessoas (uma do Irão, uma de Moçambique, uma da Tanzânia e uma sueca)… é outro mundo….
O meu quarto fica alojado num prédio de 4 andares e eu estou no 2º, o corridor é normal por aquilo que vi dos outros temos uma cozinha (suja), uma sala de convívio e quartos. O quarto é porreiro apesar do cheiro a canos e a fechado que senti quando aqui entrei, tenho uma cama, uma secretária, uma secretária pequena, uma estante, uma cadeira de rodinhas, um candeeiro, uma poltrona e uma mesa-de-cabeceira. Infelizmente ainda não tenho net e por isso, ainda não tirei fotos e não postei nada (quando tiver posto). Estava tudo limpo e deixaram-me uma vela, 4 almofadas (2 emprestei à Dulce), um endredon fininho e muitos cabides. Tem aquecimento central mas eles só ligam no inverno, por isso, ainda tenho que esperar um mês para ver se funciona.
Depois de conhecer as acomodações fui ao supermercado e comprei algumas coisas básicas para jantar (pão, bacon, gel de banho, etc) e quando cheguei a “casa” vi as coisas na cozinha que eram para mim (tenho 1 gaveta e 2 compartimentos), no frigorifico é que acho que vou ter problemas porque fui a ultima a chegar a casa, e por isso, esta tudo ocupado e eu não tenho sitio para meter as minhas coisas, amanhã (hoje) tenho que impor a minha presença e falar com alguém e perguntar onde está o meu lugar no frigorifico e tal.. Conheci 3 colegas de corridor, só uma rapariga é que foi simpática porque os outros pareciam estranhos, perguntei a aos dois se me podia explicar as regras da casa, e um deles fugiu com medo e a outra não sabia mas vivia cá a 3 semanas.. enfim…
Amanhã (hoje) vou ao Campus da Universidade para tratar da minha papelada e inscrever-me nas cadeiras, também tenho que assinar o contrato de acomodação e preciso já dizer quando me vou embora :x, por mim dizia “JÁ”. Também tenho que comprar o cabo para ter internet.
Era para falar do que achei do país mas fica para outra altura que estou cansada de escrever…

Pode gostar também de...

2 comentários

  1. Oi!
    Não vale a pena perderes muito tempo a pensar no que correu menos bem... tenho a certeza que te vais rir muito a contar estas peripécias um dia mais tarde.

    É normal que a adaptação à nova realidade demore algum tempo mas vais ver que vais conhecer pessoas muito porreiras e o saldo será positivo.

    Diverte-te e vive todos os dias com um sorriso nos lábios, mesmo quando acontecerem coisas menos boas. É bom para ti e para os outros.

    Lycka till!

    ResponderEliminar
  2. PS. Tens que apreender rápidamente os palavrões em sueco... para uma melhor integração. :-)

    ResponderEliminar

Olá Meninas e Meninos,
Todos os comentários são importantes para mim. Obrigada pelo vosso tempo.
XOXO