Suécia II

quarta-feira, abril 01, 2009

Política:
A Suécia é uma monarquia constitucional parlamentarista, sendo que o poder do rei foi paulatinamente reduzido. A constituição de 1974 restringiu a atuação da realeza a funções cerimoniais, mas o rei conserva ainda a função de chefe de Estado. A sociedade e a opinião pública sueca nunca expressaram um forte desejo pela instalação de uma república, porém o Partido Social-Democrata e o Partido de Esquerda mantêm, em suas propostas políticas, a abolição da monarquia.
Poder legislativo: O Parlamento Sueco (Riksdag) era bicameral até 1970, quando foi instituída uma única Câmara com 349 membros eleitos. As eleições gerais ocorrem a cada quatro anos, no terceiro domingo do mês de setembro. Para um partido político conquistar uma cadeira no Parlamento, precisa obter mais de 4% do número total de votos na eleição, ou 12% dos votos numa região eleitoral.
Partidos: O país conta com o Partido Social Democrata, os Moderados, o Partido Popular - Os Liberales, os Democratas Cristãos, o Partido da Esquerda, o Partido do Centro e o Partido Ambiental - Os Verdes. Há também partidos de extrema-direita que têm ganhado uma certa popularidade. O Partido Democrata Sueco (Sverigedemokraterna) conseguiu eleger vários representantes nas eleições locais principalmente no sul da Suécia.


Economia:
A economia da Suécia é uma das que mais se destacam na Europa. Após um período de recessão, aumento do desemprego e altas taxas de inflação no começo da década de 1990 a Suécia foi capaz de atingir o crescimento sustentável através de ajustes fiscais e dinamização da economia.
Avanços tecnológicos e uma força de trabalho educada resultaram em um aumento substancial de produtividade na Suécia. O eixo principal da economia sueca deslocou-se da agricultura e indústria para o setor de serviços, com destaque para Telecomunicações e a tecnologia da informação (TI). Isto permitiu ao país uma redução da vulnerabilidade econômica em face das flutuações dos preços de commodities.

Pode gostar também de...

0 comentários

Olá Meninas e Meninos,
Todos os comentários são importantes para mim. Obrigada pelo vosso tempo.
XOXO