O ABC da Base - Parte 1

terça-feira, junho 14, 2011


Olá Meninas e Meninos,
(Como este post ficou maior do que previa decidi fazer duas partes)

No outro dia quando falava com a minha Prima S. sobre bases e correctores percebi que no blogue não existe um post sobre o tema, não quero com isto dizer que o tema não tenha sido abordado anteriormente em variados post’s e vídeos do youtube. Mas de facto, num único post tudo explicadinho não…

Para as meninas quase pró no assunto, talvez não tenha um especial interesse, mas não nos podemos esquecer de todas as pessoas que começaram a dar os primeiros passos na maquilhagem, e que precisam de dicas. Por isso, decidi fazer este post.

Primeiro que tudo devo dizer que baseei este post em coisas que aprendi nos vários livros de maquilhagem que li, na minha experiência pessoal, e no que leio por esta blogosfera fora. Como sabem não sou maquilhadora profissional, mas sou uma amante da beleza e da maquilhagem.

Para mim a melhor base é aquela que não se vê que estamos a usar! O objectivo de uma base é a de camuflar as imperfeições, e por isso, deve fundir-se com a pele, tornando-a perfeita. Não deve ser usada como uma máscara, o que envelhece o rosto e torna tudo muito artificial. 

A base deve funcionar como um complemento de um sistema de limpeza do rosto, composto por hidratante, gel de limpeza e tónico, até porque NUNCA devemos aplicar base sem hidratar a pele, senão esta vai suga-la. Devemos por isso, aplicar os produtos de limpeza do rosto, aguardar 10min e só ai aplicar a base. 

Devemos perceber que tipo de pele possuímos (seca, normal, mista ou oleosa), assim poderemos restringir a nossa buscar. Quase todas comprámos bases ao longo da nossa vida que não tinham nada a ver com o nosso tipo de pele, nem mesmo cor, e depois ficam guardadas (não sabemos bem para quê) à espera que novos usos (que nunca vêm), acabamos por desperdiçar tempo e dinheiro.

Depois devemos tentar perceber se a nossa pele possui pigmentos amarelos ou rosados, à primeira vista pode ser complicado, mas basta ficarem frente-a-frente a um espelho e irem observando a vossa pele, certamente conseguiram achar uma resposta. Caso não consigam quando forem a uma perfumaria, ou até à MAC perguntem a uma das funcionárias, certamente vos ajudaram. Assim podemos escolher com mais facilidade o subtom da nossa base.

No mercado existem vários tipos de base: cremosa/mousse, liquida, em pó, etc. Devem escolher aquela que melhor se adequa. 
Para uma pele seca o pó não é muito aconselhado, porque evidência a zonas mais secas do rosto.
Para uma pele oleosa a base em pó é a mais aconselhada, ou caso escolham bases liquidas optem por escolher aquelas que não possuem óleo na sua composição.
As mistas e as normais podem usar um pouco de tudo.

Alguém quer partilhar alguma dica? Acharam o post útil?
XOXO

Pode gostar também de...

5 comentários

  1. Podias acrescentar algumas técnicas de aplicação de base, ou então criar um novo post sobre isso.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Já está na segunda parte do post :P
    XOXO

    ResponderEliminar
  3. Achei, e acho, o post útil, mas tenho uma pergunta.
    Disseste que devemos tentar perceber se a nossa pele possui pigmentos amarelos ou rosados, para podermos escolher qual o subtom da nossa base.
    A minha pergunta é a seguinte:
    Se a nossa pele possuir pigmentos amarelos, que subtom deverá ter a nossa base? E se tiver pigmentos rosados?

    ResponderEliminar
  4. este post foi-me bastante útil :)
    bigadaaa :DDD

    Kiss

    ResponderEliminar
  5. Olá Luisa,
    Algumas pessoas defendem que devemos usar subtons de base iguais à da nossa pele, por exemplo subtom amarelo = base com particulas amarelas. Outras defendem que devemos usar uma mistura de subtons desde que o subtom dominante seja o da nossa pele.
    Pessoalmente gosto mais da primeira opção, mas às vezes acho que a minha base da MAC é demasiado amarela, talvez um dia tente a segunda opção.
    Não sei se te esclareci.
    XOXO

    ResponderEliminar

Olá Meninas e Meninos,
Todos os comentários são importantes para mim. Obrigada pelo vosso tempo.
XOXO