VEG(ANA) #6 - VINAGRE

sexta-feira, maio 20, 2016

Olá meninas e meninos,
Hoje venho-vos falar de Vinagre! Para muitos o vinagre é o parente “pobre” do Azeite, mas não podiam estar mais errados! O Vinagre é um dos produtos mais interessantes, e que nada fica a dever ao primo Azeite. Infelizmente muitos desconhecem as múltiplas vantagens deste produto, como é o caso do seu baixo teor de kcal, sem gorduras, ausência de açúcares, com um baixo teor de sódio/sal, o que pode contribuir para uma baixa tensão arterial, perda de peso, regulação de metabolismo, e ajuda na digestão. Por isso, não se deixem enganar quando pensam que apenas pode ser usado em saladas! Cá em casa é usado para fazer muitos molhos, para temperar, fazer manteiga vegana, bolos e outros.


Para quem desconhece, o vinagre é uma substância líquida e ácida produzida através da fermentação acética do vinho, de bebidas alcoólicas, alguns cereais e de frutas (ex. maçã). A palavra vinagre deriva do francês “vin” que significa vinho e “aigre” que significa azedo. Conhecido desde a Antiguidade, segundo a Bíblia os Romano terão dado uma esponja embebida em vinagre a Jesus. E tendo benefícios claros para a saúde, na Idade Média, era usado para tratar doentes.

Pessoalmente sou uma grande fã de vinagre, adoro sabores ácidos e depois que descobri os vinagres com “sabor” a fruta fiquei ainda mais fã.


XOXO

Pode gostar também de...

1 comentários

  1. A minha mãe também usa vinagre (com água e limão) para limpar a cozinha, devido às propriedades desinfetantes :)

    ResponderEliminar

Olá Meninas e Meninos,
Todos os comentários são importantes para mim. Obrigada pelo vosso tempo.
XOXO