DAS NOVIDADES... ALIMENTAÇÃO VEGAN

terça-feira, fevereiro 17, 2015

Olá meninas e meninos,
Quem me segue pelo instagram [@ana_na_suecia] já deve ter reparado nas fotos mais recentes da minha alimentação, e entre alguns seguidores surgiram algumas perguntas, por isso, decidi fazer este post para esclarecer algumas e até levantar outras. 

Recentemente eu e o Sr. Batata Quase Casado passámos a ter uma alimentação vegan/vegana (no português), isto é, deixámos de comer carne, peixe, leite e derivados (iogurte, queijo, manteiga), ovos, etc e etc... Enfim.. apenas comemos produtos de origem vegetal.  Devo dizer que para mim não é propriamente uma novidade, enquanto estive na Suécia passei meses sem comer carne, e nunca senti falta. Não vou negar que gosto de carne, que adoro queijo, mas as razões pelos quais deixei de os comer são mais fortes, por isso, nem penso muito neles. 



Percebi também recentemente que isto de ser "vegan", é ainda uma confusão para muitos, alguns confundem com vegetariano, por isso, é sempre necessário explicar que vegetariano come derivados de animais, e o vegan (ou vegano no português) não. Depois há toda uma confusão com a logística de comermos fora de casa, se vamos jantar em casa de alguém, se vamos comer num restaurante, digamos que essas duas coisas ainda nos dão algumas dores de cabeça, porque se por um lado não queremos "incomodar" quem convida, não queremos também abandonar as nossas escolhas alimentares. Ainda estamos numa fase de descoberta, se tiverem sugestões estamos abertos a elas! Depois também deixámos de comprar nos mesmos locais, passámos a ler todos os ingredientes de todos os produtos que compramos, descobrimos novos espaços e  que os cabazes biológicos são uma pequena maravilha.

Desde que decidimos adoptar uma alimentação vegan, tenho procurado ler e informar-me muito sobre o assunto, encontrei alguns blogues de culinária vegan/vegetariana (há muitos mais e adopto as receitas para vegan quando consigo) que gostei muito, e nos quais me tenho inspirado para cozinhar todos os dias. Tenho aprendido muito sobre alimentos, sobre sazonalidade dos mesmos e sobre como é bom nos sentirmos mais leves e equilibrados!

Como disse anteriormente estou aberta a sugestões de alimentos, blogues, lojas, dicas, e etc sobre o tema.

PS: Não se preocupem que a Sookie continua a ser carnívora :P 

XOXO

Pode gostar também de...

2 comentários

  1. Aplaudo essa escolha de começar a ser vegan. Creio não ser capaz de o fazer, gosto muito de comer carne. Acho sempre de louvar quem tem a força de vontade de o fazer.

    ResponderEliminar
  2. Espero que corra bem a vossa nova etapa :)
    Deixo-te o link do Fb do grupo Vegan Portugal, criado por uns amigos que também mudaram de alimentação e estilo de vida
    https://www.facebook.com/groups/268902173293934/?fref=ts
    Bjs

    ResponderEliminar

Olá Meninas e Meninos,
Todos os comentários são importantes para mim. Obrigada pelo vosso tempo.
XOXO