Açaí by O Boticário

segunda-feira, março 26, 2012

Olá meninas e meninos,
O Açaí está na "moda" e a culpa é d'O Boticário. Mas afinal o que é o Açaí?

Eu nisto das frutas tropicais sou um pouco tonta, conheço a manga, o mamão, o ananás, a goiaba, e pouco mais. Quando uso produtos onde existe o Açaí.. então ai não faço ideia mesmo do que se fala, já aqui me tinha queixado que tinha usado um produto d'O Boticário com Açaí, e nem fazia ideia do cheiro ou gosto do dito cujo. Então e como isto de investigar está-me no sangue, foi o que fiz.. Apresento-vos o Açaí.

Segundo a Wikipédia " O açaí (Euterpe oleracea), também chamado uaçaí, açaí-branco, açaí-do-pará, açaizeiro, coqueiro-açaí,iuçara, juçara, palmiteiro, palmito, piná e tucaniei, é uma palmeira que produz um fruto bacáceo de cor roxa muito utilizado na confecção de refrescos.

"Açaí" e "uaçaí" são oriundos do tupi yasa'i, "fruta que chora", numa alusão ao sumo desprendido pelo seu fruto. "Juçara" provém do tupiyu'sara. "Palmiteiro" e "palmito" são alusões ao seu uso na alimentação humana sob a forma de palmito. "


Espécie monocotiledônea nativa da várzea da região amazônica. O açaizeiro é semelhante à palmeira-juçara (Euterpe edulis Mart.) da Mata Atlântica, diferenciando-se porque cada planta de juçara tem somente um caule mas os açaís crescem em touceiras de 4 a 8 estipes (troncos de palmeira) cada um de 12 m de altura e 14 cm de diâmetro ponto-médio e podendo chegar até uns 20 metros.

O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido por trabalhadores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés - a peconha.

Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta parecida com um sorvete, ocasionalmente adicionando frutas e cereais. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas, já que as propriedades estimulantes presentes no fruto, são semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas. O açaí também ajuda na eliminação de resíduos do corpo, garantindo saúde para seus consumidores".



Agora que já sei o que é o Açaí, encontrei no site d'O Boticário uma ampla gama de produtos com as propriedades do fruto. Se quiserem como eu experimentar algum destes produtos e cheira-los, passem por uma loja e experimentem.



Já experimentaram?
Agora só me resta provar LOL
XOXO

Pode gostar também de...

7 comentários

  1. Ainda não conheço as propriedades do Açai, confesso!

    ResponderEliminar
  2. Ana, já aprendi coisas novas com este post! eu confesso que não sabia o aspeto ou propriedades do açai. eu sou viciada nos óleos nativa do boticário e tenho sempre uns quantos em casa. já tive a oportunidade de experimentar esse mas na altura pareceu-me muito doce mas agora que o meu de ameixa acabou é a desculpa perfeita para trazer esse para casa lol

    bjo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Ainda bem :D Eu também não fazia ideia destas coisas todas.
      Não sei se sabe bem, mas o cheiro é muito bom!
      XOOX

      Eliminar
  3. Eu gostei do perfume! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar

Olá Meninas e Meninos,
Todos os comentários são importantes para mim. Obrigada pelo vosso tempo.
XOXO