Suécia

quarta-feira, abril 01, 2009

Hoje resolvi pesquisar melhor acerca da suécia e para isso recorri ao nosso amigo google, aqui ficam algumas coisas que li e vi.

A Suécia é um país da Escandinávia, limitado a oeste e norte pela Noruega, a leste pela Finlândia e pelo Golfo de Bótnia, a sul pelo Mar Báltico e a oeste pelo estreito de Kattegat, que a separa da Dinamarca. Economicamente próspero, é membro da União Europeia desde 1 de Janeiro de 1995. Sua maior cidade é Estocolmo, que também é sua capital política (sua população é de 810.000 habitantes e 2 milhões na sua área metropolitana). Gotemburgo é sua segunda maior cidade e Malmö é sua terceira maior cidade. Tendo uma área de 449.964 km², é o terceiro maior país da Europa Ocidental e o quarto maior do continente europeu, com uma população total de 9,2 milhões de habitantes. A Suécia é o país mais visitado entre os países nórdicos e é um país pacífico, não tendo se envolvido em guerras directas desde 1814, seu último confronto militar.

História:
Descobertas arqueológicas comprovam que a área hoje compreendida como Suécia já era povoada durante a Idade da Pedra, quando o gelo resultante da última glaciação recuou. Os primeiros habitantes eram povos caçadores e coletores que viviam da pesca no Mar Báltico.
Algumas evidências apontam que o sul da Suécia era densamente povoado durante a Idade do Bronze, pois foram encontradas ruinas de grandes comunidades comerciais.
Durante os séculos IX e X, a cultura viking prosperou na Suécia, com o comércio. A invasão dirigiu-se em primeiro lugar para o oriente, na direcção dos Estados Bálticos, Rússia e do Mar Negro.
Em 1389, os três estados escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca) estavam unidos sob um único monarca. A União de Kalmar começou como uma união pessoal, não política e quando, no séc. XV, se tentou centralizar o poder no rei dinamarquês, a Suécia resistiu chegando mesmo a uma rebelião armada. A Suécia separou-se em 1523, quando Gustav Eriksson Vasa, conhecido mais tarde por Gustavo I da Suécia restabeleceu a separação da Coroa Sueca da união.
No séc. XVII a Suécia torna-se uma das principais potências européias, devido ao sucesso da participação na Guerra dos 30 anos, iniciada pelo Rei Gustavus Adolphus. Esta posição iria desmoronar-se no séc. XVIII, quando a Rússia conquistou os reinos da europa do norte na Grande Guerra do Norte e, eventualmente, quando em 1809 houve a separação da parte oriental da Suécia, criando-se assim a Finlândia, como um grão-ducado russo.
A história recente sueca tem sido pacífica, pois a última guerra foi a Campanha Contra a Noruega (1814), que estabeleceu uma união dominada pela Suécia. Esta união dissolveu-se pacificamente em 1905, apesar de ameaças de guerra. A Suécia foi um país neutro durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial (com uma pequena excepção, a Guerra de Inverno). Continuou a não se posicionar durante a Guerra Fria e hoje não faz parte de nenhuma aliança militar embora tenha participado de treinos militares da OTAN.

Pode gostar também de...

0 comentários

Olá Meninas e Meninos,
Todos os comentários são importantes para mim. Obrigada pelo vosso tempo.
XOXO